SEJA BEM VINDO!!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) -> Toc Toc. Quem é? É o TOC!

Iniciei este ano de 2000 e pouco assistindo a um documentário sobre TOC. Ou Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ou simplesmente TOC (de Transtorno Obsessivo Compulsivo - o TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo: T.O.C.).

Acompanhei os depoimentos dos psicólogos e terapeutas, além dos pacientes e percebi que eu me identificava muito mais com os pacientes do que com os terapeutas!

Cheguei à conclusão que eu tenho o tal do TOC. Mas será que isto é possível?

É sim: o TOC consiste em repetirmos tarefas e padrões que nos deixam angustiados, além de guardamos lixo que nunca utilizaremos em nossas vidas.

E eu sou um "expert" em guardar "coisas": recibos antigos, cartas das “ex”, relógios e outras tranqueiras quebradas que "um dia" eu mandarei consertar... Sem contar as mágoas, insatisfações e raivas que eu guardo aqui dentro de mim, num baú, na minha mente.

Lembro-me até de discussões de trânsito de 20 anos atrás!!! Se isto não é guardar tranqueira, não sei mais o que é! Compulsão em guardar, em TER.

O que farei com estas mágoas? E com os relógios? E as roupas mofadas?

Ei!!! Tem também aquele motor de popa que eu só comprei por ser uma "ótima oportunidade”. O motor valia $ 2 mil e eu paguei apenas $ 1 mil!!! Ganhei $ 1 mil fácil, fácil...

Melhor arrumar a conjugação do verbo: Não ganhei... Ganharia, se eu o vendesse logo depois. Mas tem o tal do apego: "quem sabe um dia" eu compro um bote inflável e possa usar o motor...

O resto da história? O vendi há 1 mês por $ 1,5 mil. Ganhei 500? Olha, só digo isto prá vocês, mas não espalhem: fiquei com o motor por 3 anos no clube pagando pela estadia, fora o que gastei com a manutenção para ele funcionar de novo...

Ai ai... (som de “suspiros inconformados”)

E vocês meus queridos? Guardam algo? Repetem padrões destrutivos???

Não!!!! Aaahhh, sei, sei.

Mas certamente têm algum ‘amigo’ que todo final de ano promete fazer regime, começar a fazer ginástica 3 x por semana, ganhar mais dinheiro, se cuidar mais, viajar mais... E depois, no decorrer do ano, não faz quase nada do que disse.

No final do ano repete tudo de novo. Mais um ano se passa... E o padrão se repete... De novo... E de novo. E de novo... E assim vai, por anos, décadas. Toda uma vida... Toda SUA vida...

Sim, você (ops, ato falho), quero dizer, ELE (seu amigo, lógico) tem TOC, mas não sabe disto. Mas para que preocupá-lo com isto?

Quanto a mim, eu vou cuidar do TOC. Não, não quero eliminá-lo não. Aprendi que tudo tem um lado positivo. Quero apenas trocá-lo.

Eu explico: trocar a obsessão e ansiedade com o futuro pelo AGORA. Trocar a compulsão pelo mal pela crença no BEM. Trocar a repetição de padrões fracassados por ações leves, divertidas e realizadoras.

Trocar meu TOC do medo de morrer pelo TOC de VIVER. Compulsão pela VIDA. Obsessão apenas por VIVER o presente estando presente em mim.

Meus queridos, um grande abraço. Excelentes transtornos a todos.

OBS: Me perguntaram se minhas neuroses se refletem em meus filhos. Eu lhes digo que NÃO. São crianças normais, sem traços de comportamento excêntrico, mau gosto em se vestir ou outras anormalidades (pelo menos sob minha perspectiva).


Confiram vocês mesmos.

3 comentários:

  1. rs... Lembrei-me da peça "Toc Toc" vc foi assistir? Nusssa é ótima e divertida demais! Colocaram bom humor na coisa, pois na realidade já é um transtorno não é? rs...
    Pelo que eu entenda todo mundo tem TOC,a diferença está em prejuducar nossa vida social. Quando prejudica, aí sim tem que tomar remédio,fazer terapia etc.
    Tenho um sobrinho com TOC grave, cheio de rituais,se a coisa não sai como idealiza,surta. Feio viu!
    Se perguntarmos se conhecem pessoas com diabetes, todo mundo fala de várias. Se perguntar de TOC, poucos sabem, pois ainda é uma doença secreta. Sendo que 3% da população tem diabetes e 4% tem TOC (Números não precisos).Adorei o bom humor e o tema eu não tenho(só esvazio cinzeiros até na casa dos outros) rs... Montão de bjs eabraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este post!!! É a pura verdade. Olhando pela sua ótica todo mundo tem TOC. Em terapia o que eu mais trabalho com os clientes são movimentos repetitivos.
    Eu tenho a mesma mania da Elaine: esvaziar cinzeiros. Além de outras... rsrsrs
    Seus filhos podem até ser excêntricos, mas com certeza são umas graças!!!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das sugestões de TOC que você deu. Vou adotá-las também. Um abração!

    ResponderExcluir