SEJA BEM VINDO!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ai que medo que me dá de ter medo... Só de pensar, me desespero!


Nos últimos dias eu travei uma verdadeira batalha contra o MEDO.

São medos que me acompanham há muito tempo: medo de morrer, medo de perder pessoas queridas, medo de tentar um negócio novo (e não dar certo) e medo de engordar.

Pronto. Tem mais alguns (ou melhor, mais "alguns montes" deles), mas nem vale a pena colocar para você, afinal de contas, tenho medo de me expor aqui e um dos maiores medos de minha vida é de ser inconveniente.

Até aí, tudo bem, sempre segui com minha vida e me acostumei com os medos. Em muitos casos, eles sempre me protegeram... Pelo menos era o que eu achava até esta semana.

Só percebi que o medo estava atrapalhando minha vida ao invés de impulsioná-la para minhas realizações quando entrei em contato com um de meus medos:

O MEDO DE MORRER.

Não sei o por quê mas comecei a ficar com tanto medo de morrer que fechei um pacote para viajar já imaginando tudo que pode dar errado: o avião cair, o carro que eu vou alugar bater, o hotel pegar fogo, eu ou minha família cair num buraco e estar em outra cidade, outro estado, outro país... E por ai vai...

Foi então que tive a percepção que estava VIVENDO A MORTE EM VIDA... E TENDO MEDO DELA... Se eu ainda tiver 50 anos de vida pela frente, serão 50 anos vivendo o medo da morte...

Ampliei isto para os outros medos: meu medo de perder alguém querido me angustia tanto que eu já morro de medo antes disto acontecer. O mesmo ocorre para o medo de ficar mais gordinho: o medo é tanto que ou eu faço regimes constantes e fico me privando disto e daquilo ou eu fico tão sufocado pelo medo que eu como muito para vencer este medo.

Veja a contrariedade: se eu fico magro, vivo com MEDO de engordar. O medo me sufoca tanto, que eu engordo para vencer este medo. E me transformo naquilo que eu mais tinha medo!!!

Ou o medo de tentar algo novo e não dar certo... Oras, O MEDO JÁ ESTÁ DEIXANDO COM QUE NÃO DÊ CERTO À MEDIDA QUE NEM COMEÇAR EU COMECEI!!!

Isso mesmo meu caríssimo amigo medroso (ai que medo de te chamar de medroso!). INSANIDADE TOTAL EM NOME DA SANIDADE!

Falta de medo não tem nada a ver com saltar de pára quedas sem o pára quedas ou andar pela contramão com o carro. Isto é estupidez, muito diferente.

O medo a que me refiro é a sensação que aparece ANTES DE EXISTIR O FATO REAL, ou seja, vivemos na imaginação, alimentando (refeição completa COM sobremesa) nossos medos.

Então percebi que temos, em geral, MEDO DE TER MEDO, ou seja, MEDO DO MEDO QUE TAL COISA POSSA NOS DAR. Então saímos do medo natural ou normal de algo e entramos no MEDO DO MEDO. Aqui é que está o grande problema e a raíz das síndromes e pânicos em geral.

E você, tem medo de quê?

Tanto medo de ter uma decepção amorosa que até hoje não encontrou o par ideal? E como sofre por isto, não é mesmo?!?!

Ou medo de tentar um aumento no trabalho? O medo é tanto que para não tentar, já fica com esta sensação horrível enquanto durar este emprego.

Temos tanto medo de sofrer que sofremos por isto... E quando damos voz ativa a todos estes medos de uma só vez, eles se transformam em PÂNICO.

Hummmmm, já ouvi (e senti) isto: esta tal síndrome. SÍNDROME DO PÂNICO.

Medo de ladrão, ficamos em casa. Medo de acidentes, ficamos em casa. Medo disto, ficamos em casa. Medo daquilo, ficamos em casa.

Se ficar em casa resolvesse, tudo bem! O medo é protetor.

Mas resolve? Não, só nos deixa mais apavorados ainda!!! Isto é dar voz, corpo e vida ao medo: ele se torna vivo, real, mas única e exclusivamente em nossa imaginação, em nossa mente.

Minha dica da semana é:

1) Escolha 1 medo (pode ser pequeno, não queira "resolver" a sua vida em 1 só tacada)
2) Sinta-o AGORA (NESTE MOMENTO) e apenas verifique, constate, que ele já está provocando em você danos muito maiores AGORA em você e veja se isto lhe protege ou apenas lhe paraliza.
3) Não julgue ou tente discutir com este medo. APENAS O OBSERVE e pergunte a ele do que ele te protege. Verá que ele até que tem boa intenção e quer lhe proteger para que você não se machuque.
4) Então, meu caro, verifique o quanto você já se machucou com este medo. Só isto.
5) Para finalizar, pergunte-se AGORA: "exatamente AGORA, qual é o meu problema? O que estou sentindo? Já sinto o MEDO que eu tanto tenho medo de sentir no futuro com esta situação??? Se sim, para que fugir ou postergar tal situação já que o medo que estou sentindo me faz tão mal? Que sensação pior que esta eu poderia sentir??? JÁ ESTOU VIVENDO O MEDO DO MEDO DAQUILO QUE AINDA NÃO ACONTECEU!!!".

Talvez esta constatação lhe faça sentido suficiente para mudar. Talvez não.

Não tenha medo de tentar. OU MELHOR, TENHA MUITO MEDO DE TENTAR!

Depois me diga quem venceu: você ou o medo que está em você.

Um grande beijo sem medo algum de ser feliz!!

2 comentários:

  1. Este texto é muito bom para algumas reflexões.
    Quem tem medo de morrer, na realidade está fugindo da vida (para morrer eu preciso estar viva) e de enfrentar os seus problemas.
    O medo é um regulador, portanto necessário. Eu entendo que vc está falando do medo que paralisa, este sim é prejudicial. A coragem não é ausência de medo, mas seguir em frente apesar do medo.
    Agora te pergunto: qual é o seu medo em relação a visitar outros blogs. Recebo sempre as suas atualizações, mas vc nunca foi no meu blog e deixou comentário. Pense a respeito...
    Bjussss

    ResponderExcluir