SEJA BEM VINDO!!!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Presos, preços e apressos

Aquecimento global??? Bobagem!!!
Há umas semanas atrás visitei um presídio desativado em Ushuaia...
Isso mesmo, lá no fim do mundo.
Tudo parte do roteiro turístico mais usado no mundo:
Do hotel para a van. Da van para as lojinhas de lembranças.
Das lojinhas à van. E da van à outras lojinhas. E no meio de tudo isto, algumas paradinhas em pontos turísticos para tirar fotos e comprar mais algumas lembrancinhas.
Coisas de turista...

Entretanto, entre minhas idas e vindas pela rua do comércio, resolvi voltar ao presídio. Tinha feito a visita no dia anterior, mas eu senti que precisava aprender algo mais por lá.

Cheguei lá e assisti a uma visita monitorada (que não tinha visto no dia anterior). Fiquei sabendo que aquele espaço confinadíssimo era destinado a assaltantes, criminosos que parecem saídos de um filme de terror e... prisioneiros políticos.

Isso mesmo meu caro, quem pensava diferente do governo tinha o mesmo destino de matadores crueis e sanguinários. Isso há 80 anos atrás. Alguma diferença de lá para cá?

A noite caiu cedo (às 17:30 horas) e me vi sozinho numa antiga ala não restaurada. Um corredor cheio de celas. Tudo mergulhado numa escuridão apavorante. Muito frio. Muito silêncio.

E foi então que eu aprendi. E é isto que quero dividir com você, nobre amigo:

"Deixamos de ter pesadelos quando passamos a enxergar o escuro".

Não é enxergarmos NO escuro e sim O escuro.

Entrei em uma cela e fechei a pesada porta de madeira maciça. Lá dentro, respirei fundo e percebi que aquele espaço escuro era para mim, era todo meu. Não havia mais ninguém lá. Quem quer que fosse seu antigo locatário já saiu de lá há muito tempo.

Me desliguei de qualquer energia ruim ou negativa do local e me liguei apenas em mim. E senti que aquele escuro era o meu escuro. Minhas sombras, meus medos, minhas ansiedades. Meu descontrole.

Continuei respirando fundo, fechei os olhos e pensei: "o que de pior pode me acontecer agora?". Assumi o risco, abri os olhos e o que aconteceu?

Apenas escuridão. Nada mais.

Isto é o pior? Ou o melhor?

É o que é. E pude sentir uma paz ali dentro que raramente sinto.

Esta paz você também pode sentir ai dentro. Basta ver a sua sombra, a sua escuridão. Só a veja. E sinta que é apenas uma parte de você. Não tente acender logo a luz. Não há interruptores no escuro.

Bem meu querido, continuo a processar meus aprendizados, mas quanto mais eu entro em paz com meu lado escuro, mais claro tudo fica para mim.

Isso faz sentido para você?

O quê?

Você quer saber o que eu fiz logo depois desta passagem mística pelo pavilhão desativado do presídio?

Oras, passei na lojinha do presídio, é lógico!!!!!

Um beijo sem trancas e travas a todos vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário