SEJA BEM VINDO!!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Você tem defeitos? Isto é uma ótima qualidade!!!!!


"Que foi?! Nunca viu??? Quem te disse que cachorro não namora borboleta???"
Esta semana li uma frase atribuida a Confúcio:
"Os defeitos de um homem se adequam sempre a seu tipo de mente. Observa seus defeitos e conhecerás suas virtudes."
Eu penso de forma semelhante, mas está mais para "Confuso" do que Confúcio.
Fiquei muito intrigado com esta frase. Deixei-a de lado, como faço com tantos e tantos emails de correntes ou frases de efeito que recebo.
Mas, então, algo fez sentido para mim.

Veja querido amigo confuso, talvez o que Confúcio tenha dito não se refira ao meu aprendizado. Talvez os Taoístas digam que eu estou longe da real compreensão, porém arrisco dizer o seguinte:
“Se, através de meus defeitos, eu posso chegar em minhas virtudes, então sou perfeito exatamente como sou. Posso, entretanto, evoluir mais, transformando defeitos em virtudes.”
Que tal? Parece Confúcio ou Confuso? Ou simplesmente Pai Luis?!
Bem, confuso ou não, é isto que quero dividir com você nesta semana.
Só que eu não aguento mais tanto falatório e escritório (isso mesmo, escrever e escrever como eu faço aqui é escritório, certo? ou é escrivinhório????).
PROPONHO O SEGUINTE EXERCÍCIO: (já falei sobre isto anteriormente, mas quero insistir no assunto)
1)      Escreva num papel 5 qualidades e 5 defeitos que você acha que tem.
2)      Pegue as 5 qualidades e transforme-as em defeitos (exemplo: se você é um amigo para “todas as horas”, veja quando esta disponibilidade para ouvir os outros se volta contra você, ou seja, quando você permite que os outros invadam o seu tempo e o seu espaço).
3)      Pegue os 5 defeitos e transforme-os em qualidades. Exemplo: se você apontou como defeito ser muito “bonzinho” e acha que se transforma em bobo ou é usado pelos outros, veja quando esta situação pode lhe trazer algum benefício. Identifique algum lugar (trabalho, profissão, lar, ...) onde esta característica poderia se tornar um grande potencial (exemplo: se eu sou muito introspectivo (ou, na linguagem do defeito, "passivo") e um ótimo ouvinte, certamente me realizarei muito mais como terapeuta do que como gerente de vendas ou telemarketing!).

Entendeu? Isto é transformar algo negativo em algo potencialmente positivo.
PRONTO, A PRIMEIRA PARTE ESTÁ TERMINADA.
AGORA, A SEGUNDA PARTE:
1)      No item 1 acima, perceba conscientemente a dificuldade em lhe atribuir qualidades e defeitos. Qual foi mais fácil? As qualidades ou os defeitos? Normalmente, o mais fácil é apontarmos os DEFEITOS. E os defeitos, quem constuma dizer isto sobre você? (PERCEBA QUE RARAMENTE É VOCÊ QUEM VÊ DEFEITOS EM VOCÊ MESMO)
2)      Este é o momento de separar o que te faz bem do que te faz mal.

Toda qualidade faz você se sentir bem? Se não faz, então reclassifique-a para defeito.

E os defeitos, todos fazem você se sentir mal? Não?! ENTÃO, RECLASSIFIQUE-O COMO QUALIDADE (MESMO QUE OS OUTROS APONTEM COMO UM DEFEITO).
PRONTO! identificando o que lhe faz MAL, você pode trabalhar o que não quer mais para você. Provavelmente você identificará alguns comportamentos seus que os OUTROS apontam como qualidades e que te transformam em algo que você não gosta. E outros comportamentos ditos como sendo DEFEITOS que são, na verdade, dons e bênçãos que só você tem (e que lhe faz muito bem).
Está disposto a tentar?
Bem, eu estou. Já fiz isto uma vez há vários anos atrás. E virei terapeuta!!!!!

Meu ex sócio me dizia que eu tinha que "melhorar": ser mais duro, dar bronca nos funcionários e dar a palavra final custe o que custar.

Esta atitude estava custando... Custando a MINHA VIDA (não a dele, já que  EU é que estava fazendo POR ELE!).

O resto da história?

Me diga você... Você se atreve a entrar nas profundezas do seu SER?????

Bem, se quiser ajuda de um terapeuta, estou por aqui!

Um grande beijo no teu coração... (www.lser.com.br)

"O que eu mais gosto em mim???? Oras, são os meus olhos!!!!! São lindos!!! E só eu os tenho..."

Um comentário:

  1. Demais pai Luís, reflito e dou risada ao mesmo tempo com seus textos...me identifico com vários pontos do seu escrivinhório...rsrsrs...Abração! Docimari

    ResponderExcluir